domingo, 12 de outubro de 2014

# Culinária # DIY

Empada com massa de tapioca [Receitas]

Um dos propósitos desse blog é trazer pra cá minhas tentativas (falhas ou não) de coisas interessantes que encontro na internet e que me dão vontade de fazer.

Tenho várias coisas pra trazer, mas por hoje vamos ficar com o salgadinho do café-da-manhã. A receita eu li no blog Morando Sozinha, se chama "Empada Fit" que é uma empada feita com massa de tapioca e outras coisinhas leves e por isso mesmo pensei que seria uma boa fazer pro meu pai (ele gosta dessas receitas menos pesadas/doces/calóricas/etals).

Então...  #PartiuCozinha!




Ingredientes:

– 1 ovo;
– 2 colheres de goma de tapioca;
– 1 colher de requeijão light;
– sal;
frango desfiado. Seu recheio.

Como fazer:

– Em uma vasilha bata o ovo, a goma de tapioca, o requeijão e o sal;
– Depois coloque no fundo das forminhas o recheio e complete com a massa (mesmo esquema de cupcakes: encher 1/2 ~ 2/3 da forminha);
– Leve ao forno médio por cerca de 20 minutos ou até estar com a casca bem dourada.



Rendimento: 3 empadas

Minhas anotações: Nao são muitas, mas já comecei fazendo alguns rabiscos na lista e no processo de fazedura. Outras coisas eu reparo só depois que faço a besteira (e que fica tudo pronto), então vamos lá:
  • prefira forminhas de silicone ou (tlvz, no máximo) forrar com papel manteiga a forma de cupacake. Eu usei forminhas de papel para cupcake e se com a massa do bolinho "gruda" o papel imagina massa de tapioca com ovo e queijo?! O mesmo vale para a forma de cupcake sem papel: Vai grudar a massa na forma e é um parto desgrudar =_= (não tentei usar farinha e manteiga "pra não grudar", mas a a opção é válida)
  • massa de tapioca tem que ser tratada como farinha na massa do bolo. Deve ser adicionada (peneirada)  por último, depois dos ingredientes líquidos e, se possível, em partes: Põe a primeira parte e mexe mistura, poe a segunda parte e mexe mistura, poe a terceira parte... entendeu ne? Mas colocando tudo junto sem se preocupar com isso, não altera em nada sua receita.
  • Segundo a Fran, do blog Morando sozinha, essa receita rende 3 empadas. Eu tripliquei pra fazer pra fazer até umas 7~8... Não façam isso levianamente como eu. XD
    No Blog do Cupcake tem um post com dicas para fazer esse tipo de manobra arriscada em receitas.

Meus recheios foram 4 empadas com queijo branco com presunto (fica mais molhadinha essa combinação) e 3 empadas de palmito com azeitonas. E todas ficaram uma delícia segundo meu pai, mas para mim ainda faltou um pouco de sal...


Mas para uma primeira vez ficou ó: Diliça! ~♥


K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@kikahoneycutt