sábado, 25 de outubro de 2014

# App # Pitacos

[App] Sugestões de teclado JP

Vamos de app hoje!

Eu deveria falar apenas de um app aqui, mas foram tantas boas opções experimentadas que este post acabou sendo uma dupla~tripla recomendação de opções de teclado para celular e tablet. rs.

Como sou estudante de um idioma não muito comum (mas que parece em evidência no momento) um ou outro app é tipo "Must Have" no celular ou tablet para uma consulta rápida ou para fazer uma graça nas redes sociais ao postar naquele idioma. rs




Eu não faço graça nas redes sociais ainda (tá, eu faço), mas fora das redes sociais costumo fazer muitas consultas ao dicionário do idioma. Mas o negócio fica um pouco complicado quando estou na rua e me deparo com uma palavra que não conheço.

Quando é algo como inglês ou francês ou espanhol, okay porque temos os idiomas que vem 'de fabrica' no celular, mas e quando é um idioma que não tem um pacote disponível no sistema? Faço japonês e o máximo que tem no celular é o pacote para o idioma chinês (coisa que não pretendo usar tão cedo).

Bom, no meu celular (primeira aquisição) encontrei o IQQI. Ele é bom tem as opções de teclado romanizado e o teclado japonês onde você tecla em hiragana (ou katakana) e ele converte para o kanji (quando houver). Também tem algumas opções de smiles/kaomoji, e o dicionário ocidental dele é o inglês (ainda não encontrei um que tenha o português).
O que acho mais legal nele é poder teclar com o teclado em hiragana, porque acaba sendo como um treino para reconhecer os ganas. Por muito tempo fiquei com esse app no celular e não abria mão para nenhum outro. Confesso que mesmo usando ele por muito tempo, não o explorei demais. Digo, no sentido de o quanto conseguiria configurar para estar mais confortável, mas bem, ele funcionava e o usei por bastante tempo, então estava confortável, não é?

Sim, até conhecer o Shimeji.

Cheguei até ele enquanto procurava algo completamente inútil pro meu tablet. Alguém já viu aqueles bichinhos que andam pela tela do pc e (teoricamente) não é vírus? Aquilo eu chamo de Shimeji.
Shimeji do GazettE
Shimeji sendo usado no
App IMI

Pois, o shimeji que estou recomendando é um teclado japonês muito simpático (um cogumelo feliz) que também só tem os dicionários japonês (claro) e inglês, mas com as opções "frescas" de mudar a aparência do teclado e o método de inserção do idioma.

Por default, o modo é desconfortável ("segurar a letra" pra abrir as opções de ganas e deslizar pro que quer... Não. Nada bom). Mas isso é possível mudar nas configurações.
Quando instalei no tablet mudei essa opção para o modo Ex-query: o teclado aparece romanizado e conforme eu escrevo a leitura, muda para o hiragana/kanji e/ou katakana correspondente.




E se você gosta de smiles/kaomojis, o Shimeji tem bastante deles. Tem até Text Stamp. Bom... eu não uso essas stamps.
ヽ(´・ω・)ノ
|  /
UU

Isso é uma "stamp"

Um lance legal que percebi numa atualização do aplicativo, foi a facilidade de passar para o teclado padrão do meu tablet. Me empolguei tanto com essa atualização que durante uma consulta pelo celular ao IMI (outro App bacana), joguei o IQQI para o alto e instalei nele o Shimeji. Essa mudança aconteceu mais porque eu precisava de um kanji "X" com uma leitura "Y" e o IQQI não estava me ajudando a achar. O Shimeji foi mais amigo.

Google Japanesse Input
usado no App "Jisho"
Eu gosto do Shimeji e ficaria com ele eternamente no celular se não fosse um detalhe: espaço.

Meu celular está sempre no limite de armazenamento (culpa das fotos e músicas que tenho nele) e por isso não pude ficar com esse app por muito tempo. Mas também não podia ficar sem um teclado JP.

Recomendo: Google Japanese Input

Ele é igual ao Shimeji só que com "menos frescuras visuais". Digo, não tem como colocar fundo nas teclas ou um tema ou cores muito diferentes. Ele é sóbrio e parece mais leve. O método de inserção funciona da mesma forma que o Shimeji e ele também tem kaomojis e smiles super fofos!


E essa é minha experiência com apps para escrever em japonês e que recomendo pra quem estiver procurando. Vale contar que todos que mencionei nesse post são para o sistema Android.



Num outro post recomendarei apps de dicionários de japonês.
。。。たぶん。
K.

2 comentários:

@kikahoneycutt