sexta-feira, 3 de junho de 2016

# organização # outros

Meu Planner [parte 2 de 3]


No post anterior mostrei mais ou menos o meu planner 2016. Nesse trago como estou usando e o que está ou não funcionando. Daí você pode questionar, mas se fui eu quem fiz, como pode não funcionar? Isso é possível porque é tudo experiência.

Começando com "Quadro de horários".

Ano passado eu fiz essa seção, ela foi preenchida e seguida mais ou menos. Então esse ano eu a repeti porém não estou usando por 2 motivos:
  1. Imprimi num papel adesivo brilhoso.
    O que quer dizer que se eu errar ou mudar a rotina, aquilo vai ficar marcado e mesmo que eu passe borracha ou corretivo em fita vou olhar praquilo com desgosto. :/ 
  2. Comecei a usar o Google Calendário.
    Eu já tinha os horários no google e esse ano organizei a bagunça que estava. Ele me dá a fexibilidade de reorganizar o quadro a qualquer momento retirando ou inserindo novas tarefas/compromissos.

Metas.

A verdade é que ainda não sei usar/traçar objetivos e metas. Então reuni tudo o que os gringos chamam de "Goals" nessa seção. Então vamos por partes:

Book list
A principio era "Lista de livros para ler em 2016", mas acabou virando "lista de livros pra comprar". Porque afinal temos o amigo Skoob pra marcar onde parei a leitura de qual livro e também para estabelecer minhas metas do ano! E a meta vai indo muito bem obrigada :3

Aqui anoto os livros que achei interessante seja pela capa ou por alguma resenha feita por booktubers. Na observação escrevo onde ouvi falar ou o porque de ter achado interessante.


Lista de presentes
Ano passado foi um boom de criatividade pra mim (em comparação com este ano). Por exemplo, em maio de 2015 eu já sabia o que daria de presente pras miga e já tinha uma lista de materiais pra comprar de modo que só me faltava buscar preço.
Como eu tenho um caderno de projetos separado pra fazer esse tipo de lista, este ano decidi ter no planner um lugar pra anotar as ideias e a pesquisa de preços.


Mas as ideias não estão vindo então esta seção está um bocado parada (por enquanto).

Habit tracker
A seguir tenho uma “ferramenta” pra formar hábitos.
Hábito de levantar cedo, de arrumar a cama, meditar… Uma vez li em algum lugar que para se formar um hábito você deve repetir aquela ação por 21 dias. Então no habit tracker você tem os quadradinhos que representam os dias do mês alinhados a um habito que você quer cultivar para o seu dia a dia.

Como eu tenho problemas pra lembrar de usar os remédios para o cabelo, coloquei isso e mais "fazer caminhada" na minha lista de formação de hábitos.

Só que como estou rebelde, só consegui manter os remédios. =p

Essa seção é muito comum no bullet journal. Esse é outro tipo de planner caracterizado pelo uso de icones (bullets) para gerenciar as tarefas, compromissos, ideias, rascunhos, a vida... a criação de um índice (e legenda) e não é necessário nenhum tipo específico de caderno. Outro ponto característico do bullet journal é que não tem data certa pra começar a ser feito.
Estou procurando maiores informações sobre ele porque parece interessante. Então se você souber mais sobre o bullet compartilha aqui nos comentários porque vou adorar saber. ^_^

Por fim, tenho a parte de Objetivos e Metas de 2016...
Mas nem vou mostrar esse porque está uma zona. Como escrevi mais pra cima, não sei usar essa seção ... ainda.



Saindo do Modo "GOALS", a seção "Endereços e Telefones" é tão antiga e tão agenda que eu precisava porque sim. Ainda tenho o hábito de mandar cartinhas ou presentinhos por correios (Infelizmente é mais fácil pagar aos correios do que uma passagem de avião... T_T).

A "Shopping List" ou "Lista de compras" tem o clássico "O que quero Vs. o que preciso", não exatamente com esses nomes, mas com essa ideia. Estou usando, mas não tão sabiamente porque anoto só o que preciso e o que eu quero simplesmente compro. XD



Calendário mensal
A agenda permanente veio com o calendário mensal concentrado nas primeiras páginas. O que não é ruim porque sempre começo o dia conferindo ele e depois seguindo pro planner semanal.

Como fiz no ano anterior, no calendário mensal anoto compromissos e tarefas agendadas com canetas coloridas e fitas pr'aqueles que se estendem por vários dias (como uma viagem ou um curso de curta duração). E para ajudar a lembrar quais cores uso pra qual compromisso, fiz uma tag removível.
Aqui é onde anoto médicos, exames, encontro com as amigas, vencimento de contas... e coisas menos comuns como rotação de colchão e troca da roupa de cama e banho. Esses últimos é porque eu sempre fui relaxada. A roupa de banho era tirada pela mãe e quanto a de cama, quando me toquei que eu estava com um jogo de cama há quase 6 meses tomei vergonha na cara e criei essa tarefa pra cada 3 semanas pelo menos. (estamos melhorando)

Planner Semanal
Aqui é onde anoto todas as tarefas que tenho pra fazer no dia a dia, o famoso "To-Do List". Ás vezes eu começo a semana distribuindo algumas tarefas ao longo dela, mas normalmente eu faço a lista no dia mesmo.

Aqui eu tento usar cores para marcar as tarefas, mas ainda estou acertando essa questão.
Não sei se uso um asterisco colorido pra marcar uma tarefa ou se escrevo a tarefa colorida. As cores auxiliam pra eu ver o tipo de tarefa que tenho que fazer. Por exemplo, no trabalho normalmente uso azul, mas para indicar que é algo importante que não pode esperar o outro dia uso rosa. Ou se é um pedido que tenho que digitar e enviar para fornecedor (e isso é prioridade entre outras tarefas), uso preto.

Aqui também anoto meus compromissos pessoais, mas só aqueles que tem hora marcada pra eu não colocar muitas tarefas num dia em que eu precise chegar tarde no trabalho ou sair cedo dele. Ou anoto tarefas que não quero esquecer de fazer depois que eu terminar o trabalho.

Dae você deve estar falando “Nossa que planner chato, não tem adesivo, não tem washi tape, não tem frufru…”

Ei, ele bem colorido tá? Mas decoração é papo pra outro post. rs


Bjins,
K.
Link sobre hábitos: Como parar de reclamar e Mudar a vibração


Meu planner 2016
Parte 1 - Parte 2 - Parte 3

2 comentários:

  1. Depois que você comentou do livro, ai consegui ver meu nome ali na frente <3 Eu te empresto depois que ler o/

    Resto dos comentário fazer no chat msm u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Ok. Vou lembrar da próxima vez que nos encontrar de pegar contigo. ^^

      Excluir

@kikahoneycutt