sexta-feira, 30 de outubro de 2015

# fanfiction # fictions

O que são ratings? Classificando ffics

"Fanfic é a abreviação do termo Fanatic Fiction, ou ficção de fã. Esta expressão é utilizada para nomear o movimento artístico-literário onde os fãs das histórias escrevem continuações alternativas, um capítulo paralelo para atingir algum ponto que o autor original não explorou; ou mesmo uma nova narrativa que utiliza de personagens de outra narrativa."


Faz um temo que falei sobre fanfictions. Hoje venho escrever sobre suas classificações.

Essas classificações é como aquele aviso, que sempre aparece no inicio de algum programa ou filme ou série, indicando se é "Livre" ou "Não recomendado para menores de X anos". Não que realmente seja respeitado, mas...



No começo, quando eu ainda não conhecia sites como o Nyah! Fanfiction e o Social Spirits, que são brasileiros, as classificações que eu tinha acesso eram as gringas e o que dizer delas? ...Nunca as compreendi e por isso costumava classificar as minhas fics ou como Livres ou como +18 porque sempre me considerava uma dislexa para classificar minhas fics... XD



As classificações gringas são:
G (ou K/K+) : de "General" ("geral" em português) e aqui não tem nenhum mistério, certo? É a classificação "Livre".

K : de "Kids" indicado para a partir dos 5 anos, público geral, livre de linguagem imprópria grosseira, violência e temas adultos.

K+ : Indicado para crianças a partir de 9 anos. Menor grau de cenas de violência e linguagem grosseira. Sem temas adultos.

T (ou PG-13 ou NC-13) : de "Teens", indicado para os adolescentes a partir de 13 anos. Apresenta alguma violência, linguagem grosseira leve e leves sugestões à temas adultos.

PG-15 (PG ou NC-15) : Não recomendável para menores de quinze anos por conter cenas de violência, linguagem grosseira e temas adultos leves . A categoria M (+16) de "Madure" também entra nessa faixa de conteúdo, com a diferença de que seria a partir de 16 anos e não 15.

PG-17 (NC-17, M/MA ou R) : Aqui tá tudo liberado!!
Indicado para leitores a partir de 17 anos. Violência, linguagem grosseira e temas adultos explícitos. A categoria MA(+18) também está para essa faixa de conteúdo com a diferença de que seria a partir de 18 anos.

Hentai (ou R-18) : Pense em "R" como "romance". E o que seria um romance indicado para maiores de 18 anos? Histórias de conotação sexual com cenas explícitas.

Agora com sites em português a classificação é "mais simples". Entre "aspas" afinal são poucas as opções, mas umas infinidade de "pode-não-pode". Geralmente, as classificações das fics nos sites brasileiros seguem o "Sistema de Classificação Indicativa Brasileiro".


L : de "Livre". Livre de qualquer conteúdo violento ou que sugira tal; nudez, conteúdo sexual e presença de drogas lícitas e/ou ilícitas.

10 : Não recomendado para menores de 10 anos.
Cenas de violência moderada. Atos criminosos sem violência, presença de armas com violência, linguagem depreciativa. Conteúdo educativo sobre sexo e drogas. Abordagem à drogas lícitas.

12 : Não recomendado para menores de 12 anos.
Até então não havia sangue nas cenas violentas. A partir dessa classificação são permitidas descrição de cenas de atos violentos (com direito a sangue), morte natural ou acidental; Atos violentos contra animais; exposição ao perigo, pessoas em situações constrangedoras e/ou degradantes; Agressão verbal; obscenidade; bullying; assédio; super valorização da beleza e consumo.
Nudez sugerida, insinuação sexual, masturbação, linguagem chula, simulações de sexo.
Consumo de drogas lícitas; consumo irregular de medicamentos e menção a drogas ilícitas.

14 : Não recomendado para menores de 14 anos.
Possui cenas com morte intencional; preconceito. Nudez, erotização, vulgaridade, relação sexual e prostituição; Insinuação do consumo de drogas ilícitas, descrição sobre o tráfico, consumo e discussões sobre sua descriminalização.

16 : Não recomendado para menores de 16 anos.
Aqui a relação sexual é explicita, tanto que na área de cenas de violência, exploração e violência sexual estão inclusas; tortura; mutilação; violência gratuita; aborto; pena de morte; eutanásia e indução ao consumo de drogas ilícitas.

18 : Não recomendado para menores de 18 anos.
Apologia à violência; crueldade; crimes de ódio; pedofilia, sexo explícito, situações como incesto, pornografia, sexo grupal... Apologia ao uso de drogas ilícitas.

Entendeu porque é "Smples"? As faixas de idade são claras, mas o que engloba... Um mundo de coisas!

Mas e aqueles negócios de "angust", "yaoi", "Slash" e tals?
Isso são as categorias e é papo pra outro post.

Bjins.
K.


Créditos:
https://www.fictionratings.com/https://pt.wikipedia.org/wiki/Fanfic#Tipos_de_classifica.C3.A7.C3.A3o_.5B1.5Dhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Classifica%C3%A7%C3%A3o_Indicativa_Brasileirohttp://www.flaticon.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@kikahoneycutt