sexta-feira, 17 de junho de 2016

# lettering # outros

Hand Lettering

Senhoras e senhores, avise que pela primeira vez na minha vida estou aderindo às modinhas no tempo em que elas são modinhas! o/



Começamos com o planner que aderi ano passado e tem sido útil agora vamos mudar um pouco o foco e falar de lettering.

Esse ano eu ouvi falar de hand letting, achei bonitinho e resolvi tentar aprender. Na verdade eu já fazia uns de qualquer jeito sem saber que era lettering. Mas o que é lettering?



Sendo simples: É a arte de desenhar letras com um propósito específico. Pode ser para uma logo ou poster, cartões... elas podem expressar/causar emoção dependendo da forma como se apresentam. Elas podem ser bonitinhas ou agressivas. rs



A lettering tem várias formas e estilos afinal estamos falando de desenhar letras ne? Desde que comecei a buscar por lettering encontrava muito a brush lettering, que é a lettering feita com brush (ta-dã!), digo, com pincel ou caneta pincel pra dar esse efeito de linhas finas e grossas numa escrita talvez mais redondinha (nem sempre) ou aquarelada. E foi por essa mesmo que comecei a treinar, só que vasculhando um pouco mais descobri que hand lettering é tão extenso que seria bem bom explorar outras letras.



Aqui não vou ensinar como faz porque eu não sou nenhuma entendida do assunto (estou aqui de curiosa e ainda conhecendo), mas é só fazer uma busca no youtube para encontrar diversos videos a respeito.

Como comentei, comecei a praticar pelo estilo "brush" e com o básico "sobe com linha fina, desce com linha grossa" pra exercitar o traço, mas claro que não consegui ficar só nisso e já fui para as palavras minimum, aluminium que tem muitos "sobe e desce" para treinar. E agora, mal treinei o estilo cursiva e já pulei pra treinar as letras serifadas, bolds, cartoons.



Pelo que tenho visto não é necessário ter altos materiais pra iniciar a lettering. Se você não comprar a tombow dual point sua brush lettering não vai ser menos bonita. Observe a palavra "Cursiva da img acima. A "Fine Pen" foi feita com uma ponta comum (média) e só usei uma ponta grossa pra preencher mais rápido.
Aliás, falando da towbom, só eu que não me dei bem com ela? Comprei uma (amarela) e ela está ok, mas é amarela e não aparece no papel (logo, não uso).  Dae comprei a preta e em poucos dias estava tipo eriçada/espinafrada. A roxa ainda está ok, mas estou com um medo danado de usar e ficar como a preta... :/ Ela está como a preta T_T #HELP

Enfim! Pra iniciar a lettering só precisa de papel, régua, lápis, borracha e canetinha. E por mais que eu tenha um mundo de canetinhas aqui, é sério, não precisa mais que o quarteto "papel, lapis, borracha e qualquer caneta" pra fazer algo bonito.

A lettering também é um anti estressante ótimo, tipo aqueles livrinhos de colorir. Você passa um bom tempo offline desenhando e até pintando as palavras/frases.

Essas são as minhas tentativas de lettering:


Testando a canetinha recém comprada

Primeira Lettering sem saber que era lettering (do ano passado)

Primeira lettering com intensão de lettering. XD




Na escola, de bobeira, a gente desenhava o trecho das músicas que gostávamos no caderno/agenda. Era um tipo de lettering. A gente só não sabia disso. ^-^

Uso:
Lapiseira 0.7 HB (mas se eu tivesse 2B eu preferiria)
Borracha......... preta........... porque eu acho que apaga melhor..... sim... sou  dessas....
Caderneta "uat?" (ou uma folha qualquer dando sopa por aqui)
Caneta nanquim - unipin 0.3 e micron 005
Caneta pincel Tombow dual point (preta e roxa)
Caneta hidrocor Faber Castel - ponta pincel (cores metálicas)
Canetinha Bic - Visaquarelle (ponta pincel)
Lápis de cor Faber Castel (Aquarela porque eu amo a pigmentação desse lápis *-*)

E se reclamar tem pastel seco da Daiso também!
Recomendo:
[video] Blog primeiros rabiscos: Como criar um Lettering
Arte no Ócio: Como fazer Handlettering
Calligraphy Exercises: Constructing the Alphabet (+exercício de traços)
Fiz um post com folhas de exercício para lettering: Aqui no blog
editado em: 01/9/16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@kikahoneycutt