sexta-feira, 16 de setembro de 2016

# organização # outros

Meu Blog planner + printables

Ano passado, quando comecei a usar o planner para o dia-a-dia, percebi que poderia usar o mesmo recurso para organizar os posts do blog. Então separei uma aba desse segmento composto por: calendário mensal + week in review + post planner + notes & ideias.

E hoje vim contar minha experiencia com o blog planner e liberar um docinho no final do post... Senta que la vem textão. (ᗒᗜᗕ)՛̵̖





O que montei ano passado funcionou muito bem exceto com as folhas de rascunho do post porque o espaço era muito limitado. Na internet é possível encontrar diversos planners gratuitos e bem completos para baixar e eu até procurei algum insert que se adequasse à minha necessidade, mas nenhum me agradava. E quando isso acontece não tem pra onde correr: é arregaçar as mangas e fazer o próprio planner.

E já que a ideia era fazer um blog planner do zero decidi que ele teria a identidade do blog (ou coisa assim) com as mesmas cores, elementos e fontes usada aqui. E também pensei em fazer algo diferente sobre a encadernação e optei pela costura japonesa.
Por fim escolhi os inserts. Como meu blog não é monetizado e eu também não consegui ainda me entender com o Analytics, o planner teria apenas o basicão do básico: calendário mensal, week in review, rascunho dos posts, senhas, anotações e datas comemorativas.


Como estou usando


Pra começar vamos falar do que não está funcionando.

Uma das primeiras seções é "Datas Comemorativas". Ela foi feita com a intensão de dar ideias para posts baseados no evento da data. Tipo dia 13 de setembro que é o dia do chocolate, imagine os posts que podem rolar com isso! O problema é que não costumo consultar essas datas por puro esquecimento. =_=

Mas ficou bem fofinho e colorido

Fiz uns bloquinhos para anotações em forma de bandeirinha e adesivos das redes sociais para fazer marcações de postagem e o que mais funciona são os bloquinhos. Infelizmente os adesivos ficaram muito grandes para serem usados aqui, mas eles dariam super certo pra indicar data de postagem e divulgações. :(



E a encadernação com costura japonesa também não deu muito certo. Ficou bonito e funcionou enquanto eu estava nas primeiras páginas, mas conforme fui avançando nos meses escrever foi ficando incômodo porque o caderno não abria total.
Faz uns 2 ou três meses que descosturei o planner e (re)encadernei com espiral.

Os buraquinhos da costura japonesa ficaram como um charme a mais no planner. rs.


Mas em comparação com o tanto que esse planner já me ajudou, o que não deu certo é nada!

O calendário mensal é 'uma bença' para ajudar nas programações! Nele eu escrevo qual post vai pro blog (e quando) e as datas de suas respectivas divulgações. E para diferenciar o que é o quê, uso as adoradas canetas coloridas. ✿♥‿♥✿

Além de organizar, deixa o calendário mais colorido ♥

O Week in review é um resumo de posts da semana, mas como eu só dou conta (e muito mal) de um post por semana, aqui uso como "Programa de posts do mês". A diferença entre ele e o calendário mensal é que aqui eu vou organizar os posts por assunto/categoria.

Meu blog tem (teoricamente) quatro categorias e como um mês tem 4 ou 5 semanas tento organizar os posts de modo que a postagem seja alternada.
Exemplo: Outubro vai ter 5 semanas (depois dizem que agosto é que é longo ¬¬) e sei que, pelo menos, uma categoria vai se repetir. Daí ao estabelecer os posts do mês vou cuidar para que tenha no mínimo 1 post entre categorias iguais.

Sempre preenchendo com título do post, categoria principal e data, que não precisa estar na sequencia certa

O Rascunho de posts foi o que me fez fazer esse blog planner do zero. Eu precisava de lugar onde pudesse escrever o post ou parte dele e os pontos que não poderia deixar de comentar. Também achei que precisaria indicar as tags dele pra facilitar quando estivesse escrevendo no blog, mas acho que não é tão importante assim por que tem o próximo insert.



No "Índice de categorias e tags" a ideia é organizar as tags principais e secundárias. Seria o que o Wordpress usa como "Categoria" e "Tags". Eu estava começando a ficar um pouco perdida com várias tags que estava usando então fiz esse esquema para ter as 4 categorias principais e quais tags eu uso.

Então no blogspot eu tenho a tag 'DIY' e junto dela as tags 'tutoriais; PAP; receitas, culinária; artesanato; papelaria'. É tudo tag, mas a tag 'DIY' é a principal e "dentro dela" você encontra as outras tags 'DIY; tutoriais; PAP; receitas, culinária; artesanato; papelaria'.

Deu pra entender? x_x

Nem menciono as seções de senhas... Eu ando lembrando nem o que eu comi no dia anterior, imagine senhas!

Nas seções de "Anotações e ideias" e "Outros" fico livre para "rabiscar" o que for necessário. Na primeira seção tem ideias de posts que vão surgindo de conversas ou experiências e vou riscando conforme trago para o blog. Já na segunda seção, literalmente rabisco. Qualquer coisa mesmo!



Por causa da costura japonesa que fiz no início, meu planner ficou com o tamanho de mais ou menos 19x21 cm, mas o interior é um A5. A capa é revestida com papel (Que não pode pegar água. Branco. Que suja fácil.) e decorado com adesivos de bolinhas douradas e cm detalhes desenhado por mim.
Na contra-capa (também revestida de papel, só que rosa) incluí um elastico como "pen holder" e um elástico tipo alça para fechar o planner. Ele abraça um percevejo dourado que "preguei" na capa.




E esse foi meu blog planner e pra comemorar a postagem desse assunto (sem noção de como esse post relutou para ser escrito!), preparei um printable DOIS printables de um blog planner "básico do básico" pra compartilhar. Básico tipo sem analytics, sem metas, sem sponsor, sem monetização, só pra entrar na vibe de organizar as postagens. Espero que goste.


Blog planner
Versão Básico
Versão Renda
Informações sobre o arquivo:
Tamanho do insert: A5 (140 x 210 mm);
O arquivo feito para impressão em folha A4. Ao imprimir certifique-se de retirar as margens da impressora (utilizar "tamanho real").
As folhas tem marcas para corte no tamanho informado. Somente o verso das folhas da versão Básico estão sem marcas de corte.
Básico - parte 1
Infos do blog
Índice de categoria
Calendário Editorial
Programação de post
Básico - parte 2
Rascunho de post
Sites e senhas
Anotações
Renda - parte 1
Infos do blog
Índice de categoria
Calendário Editorial
Programação de post
Renda - parte 2
Rascunho de post
Sites e senhas
Anotações


Sim! Tem mais! Sua opinião é importante então se fizer o download e usar o blog planner, me conta se ajudou, se deu certo pra você, se pode melhorar em algum ponto. Bem capaz de eu fazer um novo em 2017 e pitacos são muito bem vindos pra melhorar.

Como baixar o arquivo no "Pague Social":
  1. Clique no botão;
  2. Na pagina que você será redirecionado, clique no botão da rede social que preferir para fazer o post: Facebook ou Twitter
  3. Na janela que vai carregar, será necessário logar e autorizar que o pagsocial faça uma publicação em seu nome (ele não vai memorizar isso, então pode autorizar que ele não fará outras postagens sem sua autorização)
  4. E pronto. Automaticamente o download será feito.

3 comentários:

  1. Olá, Kika. Tudo bem?

    Achei um máximo seu Blog Planner, mas ao tentar baixar (após compartilhar pelo Twitter), a parte 1 e 2 da Versão Renda está dando erro. No Dorpbox aparece como 'arquivo não encontrado'. T.T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Desculpe o transtorno Dropbox mudou a política e demorei até achei um outro lugar para colocar os arquivos. Mas já está consertado o link! Espero que goste e funce pra você. ^^
      Bjins

      Excluir
  2. Que isso, Kika! A culpa foi do Dropbox. :) Já compartilhei no Twitter e baixei os arquivos. <3 Estou apaixonada aqui. <3 Muito obrigada!

    ResponderExcluir

@kikahoneycutt