sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

# DIY

[D.I.Y.] Puleiro de pulseiras ou Porta pulseira

Esse ano resolvi fazer uma faxina geral no meu quarto e entre as coisas que ficaram, apesar de eu não usar muito, mantive algumas pulseiras que eu adoro. Mas enquanto decidia o que ficava e o que não ficava, me perguntava "onde guardar essas pulseiras de modo que eu veja que estão ali"?

Não sei se vocês já repararam, mas um fato que comprovei é que o que não é visto, não é usado.

Com isso em mente, lembrei de vários tutoriais para fazer porta colar e porta pulseiras com rolo de papel higiênico. E é isso que eu to trazendo hoje.





Não é bem um presente de final de ano, mas é tão útil que merece um post. O único problema é que fiz como o porta anéis: no susto. Então não fotografei o P.A.P. desse projetinho. Mas não é nenhum bicho de 7 cabeças.


Materiais usados:
2 rolos de papelão
(1 menor e outro 2x o menor)
1 CD/DVD inutilizado
Tinta
Retalhos
Cola quente
(ou cola de silicone)
Tesoura
Lápis ou caneta
Régua


1. Medir o diâmetro do rolo maior e marcar sua metade no rolo menor. Serão 3 marcações pra traçar um semi circulo.

2. Repetir o processo do lado oposto na mesma extremidade.

3. Dobrar ou cortar o semi-circulo.



4. No retalho cortei 2 retângulos com altura e comprimento dos rolos. Para facilitar as medidas das circunferências, usei uma fita métrica, mas dá pra fazer com régua. Para o rolo maior, adicionei uns 5 cm de cada lado. Já para o rolo menor, respeitei a altura dele*.

5. Passe a cola quente (ou de silicone) na extremidade do rolo menor (na que não mexemos) e cole no CD/DVD. Cuidando para ficar centralizado. Depois centralizei o rolo maior sobre o encaixe feito no menor e usei fita adesiva para fixar (é porque o rolo de papel higiênico é um pouquinho mais largo do que o rolo de papel alumínio de cozinha).

6. Depois de confirmar que a base estava seca no CD, usei tinta spray para pintar tudo e deixei secar.

7. Enquanto esperava a tinta secar, peguei os retalhos cortados e enfeitei o do rolo menor com caneda para tecido prata. Poderia ter enfeitado o maior também, mas... Isso é opcional.

8. Encapei o rolo maior com o retalho cortado para ele e usei cola a quente para fixar. As sobras nas extremidades enfiei para dentro do rolo.

9. Encapei o rolo menor com o pano cortado para ele com cola quente, respeitando os contornos dos braços do puleiro.

10. Já está pronto. Mas como comentei, estava fazendo isso durante uma faxina no armário, então peguei um colar que ia para a doação super bonitinho e que nunca consegui combinar e usei para enfeitar a base do puleiro que estava muito sem graça só com umas pedinhas.


Antes de mostrar o resultado final, tem algumas coisas para comentar...

Eu usei um material que eu tinha recolhido antes que fossem para o lixo. Um rolo de papel alumínio de cozinha e um rolo de papel higiênico (salvos antes de inventarem o "rolo inteligente" pra necessaire). Mas servem 2 rolos de papel alumínio ou 3 rolos de papel higiênico. Para a primeira situação seria bom encurtar um dos rolos. E para a segunda, unir 2 rolos.

Usei retalho de camurça preto (ou seria veludo? '-' Enfim!) mas não precisa ser esse. Escolhi ele pensando que as pulseiras dificilmente ficarão escorregando nos braços do puleiro, mas pode escolher usar só a pintura (nesse caso desaconselho unir os rolos com fita adesiva), um guardanapo bonito, tecido adesivo...

"Não tenho CD/DVD velho. Só o HD externo" A menos que seu HD externo não funcione mais... PEL'AMORDEDEUS NÃO USA O HD EXTERNO!! rs.
Esse CD é só para criar o apoio do puleiro, então na falta dele use papelão (corte no formato redondo ou quadrado) com pelo menos 1/3 do tamanho do rolo maior.

Sobre a pintura spray, a verdade é que não cheguei a pintar toda a peça. Priorizei a base (CD + rolo menor) então se quiser pintar só o CD no inicio e depois fazer a montagem, também pode.

Sobre os cortes do tecido, meu puleiro ficou com uma emenda entre o pano de cima e da base. Como o tecido é preto não dá pra perceber, mas para ficar mais discreto essa emenda do pano do rolo menor, talvez cortar um retângulo com a altura que tem da base até onde cortamos(ou dobramos) esse rolo. Dae o tecido usado no rolo maior fica por baixo do tecido menor e cobre essa altura que faltou.





Agora sim. O resultado final com a base enfeitada.

Está sendo bem útil.


K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@kikahoneycutt