sexta-feira, 20 de novembro de 2015

# DIY

[D.I.Y.] Marcador de livros


Final de novembro/inicio de dezembro é tempo de pensar com o que presentear @s 'mig@s e familiares, mas nada muito caro porque né? Não tá fácil pra ninguém.

Nesse clima de lembrancinhas este e o próximo post serão seguidos de "faça você mesmo" uma lembrancinha bonitinha. Aqui no blog já teve uma ideia boa que foi o "cheirinho"(difusor) além de outros d.i.y. passados.

Dessa vez venho com um marcador de páginas pelo qual caí de amores no Pinterest.





Os materiais que usei foram:
Fita; tesoura
pingentes; contas
elo; alfinete;
Fita métrica (ou régua)
alicate de bico redondo (ou chato)
Terminal de 1cm (+/-)


Dessa vez vou contar como fiz e no final fazer toooodas aquelas observações que costumo fazer. E cada passo, tentarei colocar uma foto.


1. Com a ajuda da fita métrica ou da régua, cortar um pedaço de fita (cetim, gorgurão, renda..) de 30 cm.


2. Encaixar nas extremidades da fita um terminal e fechar com a ajuda do alicate.

3. Escolha os pingentes que vão ser usados, faça um "preview" e deixe a fita reservada num canto. Vamos mexer com os pingentes.

4. Se o enfeite do seu marcador tiver pingente e contas, comece pelo último pingente do enfeite. Pegue um elo e coloque o pingente que ficará por último. (Se o enfeite do seu marcador for apenas um pingente, pule para a etapa 7)


5. Insira nesse mesmo elo a alcinha do alfinete e feche. Eu usei um alfinete que já tem uma alcinha, mas se o seu não tiver, é só fazer uma com o alicate.


6. Passar o alfinete pela conta e fazer uma nova alcinha na extremidade livre. Reserva o grupo.


7. Pegue um novo elo e insira a alcinha de uma das extremidades da fita. A seguir coloque o conjunto de pingentes feitos anteriormente e feche a argola.

8. Faça o mesmo processo com a outra extremidade.

Obs.: Se os pingentes e a fita escolhidos tiverem uma face (uma frente e um verso), cuide para que as frentes do pingente e da fita estejam de acordo. No meu exemplo tenho um pingente que não tem um lado direito então não me preocupei, mas na outra extremidade usei a flor de lis que tem uma frente detalhada e o verso. Então nesse caso, quando fui colocar eles na argola, coloquei a frente do pingente de frente para a da fita... Okay que a fita não tem frente, mas vamos imaginar que é uma fita de cetim e tem um lado mais brilhante e outro opaco. OKay? Okay. rs. 

E com isso já começamos nossa seção de pitacos e dicas e... enfim!


Eu usei uma conta oval achatada com furos que atravessam ela entre o pingente e a fita. Mas também pensei em pegar uma que tivesse 2 alcinhas e se tivesse encontrado não precisaria dos alfinetes. Mas é aquele lance... Vai do que você encontrar e bolar. Com a conta de alcinhas era só conectar o pingente à conta por meio de 2 argolas e depois mais uma argola para conectar ao terminal na fita.

Os 30 cm de fita é opcional. Tive como base meu livro mais alto (O chamado do Cuco versão capa dura), deixando sobrar uns 2 dedos pra cada lado mais ou menos. Foi muito de olho e fica bonito ter um pouco da fita para fora do livro.

As combinações do marcador vai de gosto mesmo. No Pinterest tem tanta ideia legal e inspiradora! *-* Fica até difícil escolher um modelo pra se inspirar. Você pode usar pingentes só numa extremidade, pode usar diferentes tipos de fitas... Pode até ser renda! Mas tem que adaptar o material para a sua ideia. Eu usei fitas de cetim, usei gorgurão e usei essa do tutorial.

A largura da fita também pode variar, mas cai na mesma situação acima: Adaptar o material.

"Kika, mas eu não tenho o alicate!" ~Na boa, pode tentar segurar com a tesoura, abrir o elo com a unha e fechar com os dentes, mas aconselho arranjar alicates pequenos, tipo aqueles de artesanato (na verdade estou falando exatamente deles). E se não puder ter o trio (acho mais jogo ter o trio) ao menos os de bico redondo e chato.

Ah sim! É sempre bom passar na extremidade da fita uma chama para selar os fios. Para não desfiar. Confesso que não sei como fazer nessa fita sem deixar com corzinha de queimado, mas fiz nas de cetim e gorgurão antes de prender o terminal.

E esse foi o resultado final:

De teste, fiz um com fita fininha. Para prender pingente e contas, fiz um nózinho entre eles.



K.

2 comentários:

  1. Confesso que tive problema em entender que as argolas entre a bolinha e o pingente era o alfinete... @_@ estou meio lerda, releve u.u

    E como tinha comentado com você, pra quem não tem esses alicates próprios de artesanato, pode usar o de unha. Esse é certeza que todo mundo tem em casa. Só precisa tomar cuidado pra não estragar a pontinha, mas eles servem. Eu uso pra apertar as argolas de colar e pulseira, e serve muito bem.

    Gostei da ideia de mimo ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relevo. rs. Eu queria mesmo um enfeite já com as argolinhas, mas não encontrei, então tive que usar esse alfinete pra fazer as argolinhas da bola. ^^

      Se eu te disser que nem passou pela minha cabeça o alicate de unha, você acredita? =p
      Acho que vou devolver o alicate para a caixa de ferramentas do pai. rs.

      Valeu Lyn! ^^

      Excluir

@kikahoneycutt