domingo, 8 de fevereiro de 2015

# DIY

[D.i.Y] Capa de almofada envelope

Sabe aquela camisa que você ama e não quer se desfazer?
Transforme num objeto de decoração!

Tô na vibe de 300 travesseiros e almofadas na minha cama e toda almofada ou capa que olho, já penso nos meus jogos de cama (pra ver se combina). Mas elas custam um pouco caro e se você procurar por estampa e qualidade, elas conseguem ser caras. Apesar da 'vibe' penso demais na hora de comprar. rs.

Foi então que eu pensei em fazer essas capas com alguma coisa legal que eu tenha em casa e não use.
No meu caso eu tenho algumas camisas que estampei e sobraram. Como a camisa é preta e de manga, mesmo que faça alguns cortes nela, não rola usar no verão do RJ, então... Uma luz se acendeu e eu resolvi transforma-la numa capa de almofada!

Vamos pro D.I.Y.! (Ler o post completo)

  1. Camisa a ser "eternizada"
  2. Tesoura
  3. Fita métrica (ou régua)
  4. Alfinetes
  5. Linha e agulha (ou a maquina de costura caso você saiba mexer nela)

Em vários vídeos que assisti, a pessoa ensinava a fazer a capa com velcro (aquela fita que encaixa uma na outra pra fechar) ou zíper para fechar/lacrar. Só que eu não tenho nem um e nem o outro aqui em casa (quando fui costurar descobri que tenho sim, mas dae já era tarde), então decidi fazer o estilo envelope.


Esse estilo envelope é tipo fronha de travesseiro. ↓ O esquema é o seguinte:

credito de img: O meu pensamento Viaja

Um bocado riscado... ^^"
Nem sempre faço isso.


Processo de "fazedura":


1. Separar as costas da frente.
Cortei a camisa seguindo a linha de costura da lateral, seguindo a costura dos braços, ombro, colarinho... até chegar ao outro lado. E deixei a parte de trás reservada pra mais tarde.

2. Dobrar a camisa ao meio verticalmente e prender com os alfinetes.
Tente manter as costuras dos ombros, colarinho, debaixo do braço (sovaco) e barra da camisa juntas, casadinhas. Tudo bem se eles não casarem super certo, o importante nisso é que o tecido fique liso para quando for cortado e que você tenha a estampa centralizada na capa da almofada.

3. Marcar o tamanho da largura da capa.
Aí entra a metade do tamanho da sua almofada (a camisa está dobrada e é assim que ela será cortada). Minha almofada tem 40x40cm, então eu marquei 21 cm (que era o limite que a camisa poderia me dar) porque reservei 1cm em toda borda para a costura na máquina.

* Eu usei uma caneta prata para marcar porque é a única coisa que eu tenho que se sobressai num tecido preto.


4. Corte
Eu poderia deixar o corte pra depois da próxima etapa, mas como eu não confio muito no fio da minha tesoura, para não cortar tudo torto ou estranho, preferi fazer por parte.
Cortei na largura medida e usei os alfinetes para a próxima etapa.





5. Marcar o tamanho da altura da capa
Mantendo ela dobrada na vertical, coloquei os alfinetes na lateral cortada e ajeitei os da gola para mais próximo da estampa (não muito próximo). Depois dobrei a camisa na horizontal encontrando as pontas da estampa pra ele ficar bem centralizada na altura. E tendo a dobra como guia, marquei metade da altura da minha capa. Como eu quero quadrada, mantive 21 cm.



6. Corte
Sem mistérios ok?

***
A parte da frente já está pronta. agora precisamos pensar na parte de trás.
Ela não pode ser cortada junto com a frente porque faremos 2 retângulos com a largura da capa de almofada e alturas diferentes. Uma peça com 40cm e outra com 20~25cm de altura.
* Eu fiz as medidas erradas (um pouco menores do que as que mencionei) e atrás ficou curto, aparecendo um pouquinho da almofada. Por isso é bom pensar em "uma peça com a altura da almofada e outra pela metade", por exemplo.)

Parte de trás!
  1. Dobrar na vertical
  2. Colocar os alfinetes. Pra camisa não fugir e você cortar errado.
  3. Marcar a largura da capa
    Metade da largura + 1 ou 2 cm para a costura
  4. Marcar a altura da capa
    Não é necessário dobrar. Tome um ponto de referência (marca com alfinete, traça uma linha... alguma coisa que fique reto pra ser sua base) e marque a altura total que vai precisar (as duas peças). Se uma vai ter 40 e outra 25, então marque 40cm e 65cm (40+25).
  5. Corte
    Corta na largura, repoe os alfinetes no lado cortado e corta na altura as 2 medidas feitas.
Não foi tão complicado assim né? ^^"

Agora temos 3 pçs de tecido, sendo uma a estampa e 2 a parte de trás.


Para montar, abra a peça da frente com a estampa voltada para cima.
Depois ajeite a parte de tras ao avesso sobre ela na sequencia: parte maior seguida da parte menor (assim quando você finalizar tudo e desvirar a capa, a parte maior vai ficar na frente da menor, dando um acabamento melhor).

**por falar em acabamento, fiz uma bainha nas duas peças de trás só em uma barra (a que vai ficar solta).

  1. Unir tudo com os alfinetes e levar pra máquina de costura.
    Se você não tem uma ou não tem afinidade com uma aconselho ter uma não! aconselho fazer na mão com linha e agulha. Se tiver mãe, tia, madrinha, vó (pode ser do gênero masculino também. Eles podem nos surpreender. rs) pede pra te ajudar.
    * Se quiser pode fazer com cola quente também. Mas cuidado para não se queimar e não sei quanto tempo vai durar essa "costura" por se tratar de uma ex-camisa.
  2. Desvire a capa e coloque uma almofada dentro, porque tá pronto! \o/
Apesar de todo problema que enfrentei com a maquina de costura (no final joguei ela pra um lado e fiz na mão) adorei fazer essa capa. Ainda mais porque é uma capa com a minha banda preferida. ~♥

Com certeza farei outras... mas não agora. 
...
Futuramente...
...
Talvez... 
δ(・ω・`)ウーン…


Ah! Deixa eu indicar 2 vídeos com capa de almofada!

Esse me inspirou a fazer a partir da camisa: https://www.youtube.com/watch?v=3Ax2rLmEAk4
E esse foi o que vi usando cola quente: https://www.youtube.com/watch?v=v5SBtjWhL8I


K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@soratemplates