sexta-feira, 14 de abril de 2017

# DIY # Experimentos

[D.I.Y.] Gabarito de papel

E vamos de DIY porque faz tempo que não apronto por aqui.


OBS.: Este post possui conteúdo planerístico.



Depois de modificar o layout das minhas semanas no planner para horizontal, o desafio que estou tendo é deixá-lo visualmente agradável. Isso pode parecer besteira, mas uma semana visualmente bagunçada não me dá vontade de olhar, logo, não ajuda a me manter produtiva.

Então observando outras contas, outras decorações encontrei um stencil para planner. O stencil nada mais é que um gabarito ou uma régua com formas vazadas. Os formatos vazados podem ser diversos dependendo do que estiver buscando.

Exemplo de stencil para planner. Esse é da MagicStencil, mas tem uma infinidade de modelos.

Depois desse primeiro contato comecei a me deparar com gabaritos da A.Craft, Love Cinthya (acho que era esse) e vários outros genéricos no Etsy. Mas pagar não está sendo uma opção no momento, então... Fiz eu mesma!

Me inspirei no gabarito que vi na conta da @thejumpingfox , nas dicas que a @bujolizando compartilhou e também em outras pescadas na internet e que vou compartilhar aqui também.

Material usado:

Papel sulfite;Lápis, borracha
Papel kraft 200g/m²Furadores (opcional)
Esquadro, RéguaPapel carbono
EstileteClips

PAP

Primeiro pensei qual seria o melhor tamanho pra fazer esse gabarito. Não é indicado que ele seja muito grande, nem que seja muito pequeno. Então pensei no tamanho A6 (105x148mm) que não é nem muito grande e nem muito pequeno e daria para colocar um bocado de formatos. Então cortei o papel sulfite e o papel kraft nesse tamanho.


Depois pensei nas formas que gostaria de colocar e o melhor tamanho para as mesmas. Fiz um rascunho no canto de uma folha com as formas que vi no Etsy e A.Craft. Eliminei os complicados e aqueles que eu conseguia fazer com o gabarito que comprei do Aliexpress e também aqueles que não fazem sentido algum pra mim. Medi também o espaço que eu tinha no planner para que as formas não ficassem nem muito largas nem altas que não coubessem nas minhas semanas.

Na folha já com tamanho A6 comecei a fazer linhas. Primeiro estabeleci as margens (5mm) para que nenhuma forma fique perigosamente perto da borda (e rasgue fácil). Depois vieram as linhas guias das imagens. Tudo com a ajuda da régua e esquadro.


Terminado esse "rascunho" usei uns clips para prender o trio sulfite/carbono/kraft. E com a ajuda novamente do esquadro (ou régua) passei os formatos do sulfite pro kraft.


O bom do papel carbono é que fica um traço bem forte. Mas ele pode ser substituído (no final do PAP, mostro as substituições)


Terminado de traçar todas as formas, passei pra ultima fase: corte.
Comecei com as formas mais fáceis, ou seja, as circulares. Não, eu não estou louca. Essas seriam sim as mais complicadas se eu não tivesse um cortador circular (Ø 2cm).


Então aqui a dica é: Comece com o que é fácil e depois siga para as finas (aqui eram as linhas de tarefas) ou complicadinhas tipo as formas curvas (não circulares). Essas exigem mais leveza na hora de passar o estilete (não sou essa pessoa cheia de gentileza com o estilete, mas consegui fazer um negócio legal).



Ao final arredondei os cantinhos só pra fazer charme.


Pensei em usar uma tesoura de lâmina com formato de ondinhas, mas não deixei espaço em alguma margem para isso, então deixei pra lá. (e também já tenho esse formato no gabarito do Aliexpress). Caso queira fazer, deixe uma margem de 1cm em alguma borda e faça o corte a 0,5cm dela.

Se quiser, o gabarito está pronto, mas se preferir pode enfeitar com canetinha, com tinta (aconselho batidinhas com uma esponjinha), lantejoulas, pedraria... o que quiser! XD

Eu deixei cru mesmo. (Se bem que a primeira versão eu tasquei tinta spray)

Substituições

Se você tiver furadores de papel com os formatos que quer (ou com parte dele) vai ser muito mais fácil fazer o gabarito. Você só precisa lembrar que o cortador tem um limite de alcance. Aqueles que alcançam mais longe tem prioridade para ficar ao centro enquanto os mais curtos devem ficar pelas bordas.

Usei papel kraft porque é muito mais fácil passar o estilete, mas testei em acetato e capa transparente de encadernação. O bom desses dois materiais é que são transparentes e durante o uso você pode controlar a posição das formas, mas que fica difícil o corte nesses materiais, fica.
A capa de encadernação é molinha, mas a caneta fica firme na maioria das vezes enquanto desenha. O mesmo não dá pra dizer do acetato, por ser mais fino a caneta fugia fácil do formato. Fico imaginando se não teria acetatos mais grossinhos...

O carbono. Atualmente é tão raro a gente ouvir falar de papel carbono que se você não tiver um por perto pode improvisar riscando com lápis o verso do papel sulfite. Passa bem o lápis porque esse grafite é o que vai transferir as formas pro papel Kraft.

Mas se você quiser fazer no acetato ou na capa de encadernação, como transferir as formas? Caneta permanente. Coloque o material transparente por cima do sulfite, fixe com os clips e desenhe as formas com a caneta permanente. Para limpar o gabarito, use álcool.

Ah! Os cantos arredondados podem ser feitos com tesoura comum. Só será necessário um objeto circular para traçar o cantinho de forma mais uniforme.

Outras curiosidades...

Para limpar o carbono: Use um pano umedecido (carbono faz uma sujeira enooooooorme)

As formas de linhas fiz com altura de 2mm. Fica meio apertado pra caneta esferográfica, mas funciona bem! =P

É necessário usar esquadro? Não! Mas eu amo esquadro pra ajudar no corte e desenhar linhas retas. E uso a régua só pra medições. '-'

Pode pular a parte do papel sulfite? Pode sim. Mas acho que fica mais limpo se você separar bem as coisas: Rascunho é rascunho, arte final não é rascunho.


E se você leu até aqui obrigada por sua atenção. ^-^
Se fizer um desses também, mostra como ficou e como está sendo usado! *-*

Eu estou usando assim:

Esse é meu diário e registro. Todos os dias (ou a grande deles) escrevo sobre o que fiz ou deixei de fazer.

E esse é meu planner. Ele tem um bocado do estilo Bullet Journal.



bjins,
K.

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Prof. Shali.

      Sim, eu poderia vender. Mas o objetivo do blog é mostrar que pode ser feito em casa sem gastar muito. E também contar como foi minha experiência ao fazer. Isso incluiu a dificuldade (quando tem) e outras considerações como uso de material ou manuseio do material, se realmente deu certo...

      Excluir
  2. Cara, amei!!! Vou tentar fazer com certeza e espero que fique tão bom.

    ResponderExcluir
  3. caramba! amei essa dica!! já estou doidinha pra fazer o meu *.*

    ResponderExcluir
  4. caramba! amei essa dica!! já estou doidinha pra fazer o meu *.*

    ResponderExcluir
  5. Você conseguiria fornecer um molde para fazermos igual??? Achei lindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é mostrar como você pode fazer para você mesmo. Então não tem um molde, mas tem a ideia de como fazer.

      Excluir

@kikahoneycutt