sexta-feira, 21 de outubro de 2016

# decoração # DIY

[D.I.Y.] Tassel para Charm

E vamos voltar a falar de planner? rs.


Mas fica tranquilo porque este não é mais um post de organização.

Tem um item de decoração de planners que eu acho uma coisa super fofa, que são os charms. Eles ficam penduradinhos na lombada do planner e dão mesmo um charme todo especial.
Pode ser composto por fitas de diferentes materiais ou formas, por pingentes variados, por tassel...



Esse charm é um penduricalho que fica nas argolas do planner, seja ele argolado, fichário...

Faz um tempinho que, passeando no Mercadão de Madureira, encontrei um chaveiro com um pingente de morango e eu tenho uma coisa com morangos. rs.
Então comprei o chaveiro com a ideia de montar um charm pro meu planner caseiro e quando o fiz, mesmo colocando um lacinho nele, o morango parecia muito sozinho pendurado na espiral do encadernado. Então foi quando, olhando outros planners de outras pessoas, esbarrei com o tal tassel e pensei que seria uma boa ideia.


O tassel é essa franjinha que pode ter diversos tamanhos e volume. Você provavelmente já esbarrou com um tassel numa cortina ou num chaveirinho. :3

No que resolvi fazer o tassel pensei em reaproveitar também alguns materiais que usei no marcador de livros com fitas. Mas chega de história e vamos pro DIY que fica mais fácil ver o que fiz.



Lista de materiais
Linha grossa
contas de forma
e tamanhos variados
Fita adesiva
Tesoura
Alfinete

Processo de fazedura:

Primeiro tenho que dizer que usei meus dedos para enrolar a linha, mas aconselho usar um pedaço de papelão ou outra base do tamanho que você quer que o seu tassel fique porque você vai precisar das duas mãos livres.
Comecei medindo mais ou menos o tamanho que eu queria para o tassel e vi que 3 dedos estavam OK. Então enrolei a linha no dedo.

O número de voltas fica por sua conta, mas tem que lembrar que quanto mais voltas, mais gordinho ele fica. Eu dei 20 voltas (queria ter feito com mais '3')


Observe para que as pontas inicial e final das voltas fiquem para o mesmo lado (vai ser a parte de baixo do tassel)

Depois, com uma linha 3x a altura do tassel, amarrei com um nó o topo das voltinhas (vai ser a parte de cima do tassel)
Essa linha não tem 3x o tamanho do tassel, mas eu concertei isso na hora de colocar as contas.

Nessa cordinha dupla que restou, com a ajuda de uma agulha, inseri as contas. Usei duas bolinhas médias transparentes e uma conta prata achatada.

E dei um nó para segurar.

Com uma nova linha também 3x a altura do tassel (só da altura da franjinha, ok?) passo a linha por baixo do tassel deixando uma perninha com a altura das franjinhas (ela vai faer parte das franjinhas do tassel) e o restante vai envolver o tassel fazendo uma bolinha e um corpinho de linhas.


Fiz umas 5 voltinhas e então dei um nó.


Daí vem o trucão!

Enrole um pedaço de fita adesiva na altura que você quer as franjinhas. Pode ser bem no finalzinho ou um pouco mais pra cima (Eu coloquei na pontinha). E corte o tassel com a tesoura dentro do espaço que a fita está (ou logo acima da fita.


A ideia é para que saia um corte reto logo de primeira sem precisar ficar aparando mais.
Pra tirar a fica adesiva é só cortar na vertical com a pontinha da tesoura tomando o cuidado de não cortar as linhas do tassel.


Considerações finais


  1. Já comentei que 20 voltas ficam ok, ne? Magrinho porque fiz no achômetro e no final ficou aceitável, mas acho que ele ficaria mais bonito se fosse mais cheio. Então de uma próxima pretendo tentar umas 50 voltas ou mais...
  2. No final eu amarrei a linha numa argolinha presa à espiral do planner, junto com o moranguinho. Só que ela desamarrou durante o uso. Com isso peguei um elo pequeno e coloquei na ponta do tassel e isso fez a diferença.
  3. Se você tiver algo como um ganchinho (ou um mini mosquetão) será melhor para pendurar seu charm no planner. Eu só coloquei uma argola média para prender no espiral, mas o ganchinho vai dar um acabamento muito mais bonito (além de ser muito mais fácil de mover pro próximo planner -ou trocar de charm-)
  4. A linha. Você pode até me perguntar qual linha usei, mas tudo que sei é que peguei uma linha mais grossa que a de costura e mais fina que a de lã. Acho que essa é para bordados, mas sinceramente não sei. Sorry. T_T
  5. Pra quem curte o Halloween, a ideia do Tassel pode ser usado para fazer fantasminhas! Imagina ... IMAGINA QUE FOFO UM FANTASMINHA DE TASSEL PENDURADO NO PLANNER!!!! (✿ ♥‿♥) Acho que vou fazer pro meu!
Ok, chega de falação, esse foi o resultado final.
Meu moranguinho já não está mais tão sozinho. ^-^

... acho que vou colocar um pompom aí... ... e o fantasminha 

Bjins
K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@soratemplates