sábado, 1 de novembro de 2014

# Culinária # DIY

Em busca do macarrão perfeito

Vamos pra cozinha?

Então passeando na internet encontrei um gadget muito curioso e simples: Medidor de macarrão (espaguete)

É muito amador o que vou dizer, mas não sei cozinhar sem medidas.
Sempre que vou pra cozinha, tento não sujar muitas coisas, mas é quase impossível. Eu faço uma pilha de louça. E essa pilha é basicamente "colher" e "Xícara" (alguns pratos) graças as medidas dos ingredientes. Nada de "olhômetro" sai certo (e com medida ainda corre o risco de sair do controle). Sabe pessoa que é louca pra comprar aqueles medidores em forma de colher ou panelinha? Sou eu com o detalhe de que não compro porque normalmente são medidas gringas (produto "tupiniquim" tá caro né..?) e não entendo medidas gringas.




Passeando na internet vi um "hack" falando que a medida de macarrão para 1 pessoa é um punhado do tamanho da boca da garrafa de refrigerante.

Na mesma semana eu tive que fazer um macarrão como improviso pra janta (coincidência?) e fiquei me perguntando como seria a medida para mais de uma pessoa... Bom, fiz a quantidade que normalmente faço, mas confesso que deu uma ligeira "pane" no HD antes de começar a fazer normalmente aplicando só algumas outras dicas que vi pela net.

Dia depois me deparei com uma seção de downloads de um Blog e lá tinha um medidor de macarrão.
E eu baixei...

Sério.

E junto com o link pra esse medidor (caso alguém se interesse), vou reunir as outras das dicas que encontrei por aí, sobre o simples preparo de um macarrão.


  • 1 colher (sopa) de Sal:
    Independente da quantidade, colocar 1 colher ou mais de sal na água que cozinha o macarrão. Exagere, mas não tanto. Usei essa quantidade pra metade da embalagem de macarrão.
  • Espera a água ferver. Sério, seja paciente e espere pelo menos começar a fazer bolinhas no fundo da panela.
  • Esquece a ideia do fio de óleo/azeite na água. Teoricamente isso previne que o macarrão grude. Só história, ok?
  • Conte de 7 a 10* minutos depois de colocar o macarrão na água fervente. Não mais. Não menos. (use o temporizador do forno se seu fogão tiver). *Pode seguir o tempo da embalagem do macarrão. Só lembre-se de ser paciente e esperar a água ferver.
  • DEIXA O MACARRÃO QUIETO! Vai fazer o molho enquanto ele cozinha.
    • Eu quebro o macarrão ao meio, então ele fica submerso todo o tempo de cozimento na água
  • Não jogue água fria depois de escorrer o macarrão. A meu ver, além de esfriar seu macarrão, tira o pouco do sal que ele absorveu. Deixa pra usar esse truque com água quente pra esquentar o macarrão que sobrar no dia seguinte sem ressecar no forno ou microondas (se ele estiver separado do molho, claro).

Seguindo esses pequenos detalhes, meu macarrão saiu tipo "Al dente" e bem gostosinho.
Enfim, cheguei à conclusão de que não sabia fazer macarrão. (ele sempre cozinhava demais) Agora já posso dizer que sei fazer o básico. rs.

...o básico do macarrão, ok?


K.

Um comentário:

  1. Ainda acho (tenho certeza!!!) que você não sabe fazer macarrão o.o'''

    Eu uso oleo na água pra ferver, não espero ferver antes de por a massa, coloco inteiro, pq odeio ele quebrado ao meio (gosto de enrolar no garfo, ok?) e não uso sal. Deixo o tempero pra fazer no molho mesmo.

    E taco agua fria depois que ele cozinha pra desgrudar. Minha medida é no olhometro e ver se ta cozido com a mão ou o garfo. Pois é... u.u

    Faço o molho so depois dele cozido também... nada de fazer junto enquanto ele cozinha queitinho, eu fico mexendo u.u

    Mas se da certo, então faça assim XDD

    E não guarda pro dia seguinte, criatura! Azeda! =.=
    (amante da comida fresquinha, oi u.u)

    ResponderExcluir

@kikahoneycutt