sexta-feira, 17 de novembro de 2017

# Desafios # fictions

Desafio de Outubro -Final-

Deixa eu gastar mais o assunto de desafios? XD
Em setembro cogitei fazer parte de dois desafios (na verdade três) em outubro, mas outubro já acabou (sinceramente, acho que o ano já acabou) e vim contar como foi minha experiência.



Os desafios de outubro foram muito interessantes pra atiçar a criatividade. Teve o Inktuber, onde é proposto um desenho para ser desenhado por dia; o Desafio de drabbles no grupo do Nyah!, onde o escritor/ficwritter deve escrever um capítulo com uma palavra obrigatória por dia; o #thefabulousproject, que acontece todo mês no blog Sernaiotto e propõe uma foto por dia com um tema; e o Desafio de Handlettering da Aline Albino, onde o participante escolhe as frases a serem desenhadas no mês.

Cogitei participar de dois deles (drabbles e handlettering) e, secretamente, do #thefabulousproject da Lominha, mas qual não foi minha surpresa ao abandonar o #thefabulousproject no segundo dia? 8O
E nem separei as frases pro desafio de lettering! Mas posso te garantir que foi um mês muito loko!

Desde o ano passado venho criando (e cumprindo) metas de leituras e me metendo em desafios que hoje, parando para analisar, fizeram toda a diferença para que eu pudesse participar do Desafio de Drabbles e criar uma nova história que se estendeu durante todo o mês.

Essa foi a fic que escrevi

Claro que não consegui completar o desafio de forma fácil, comentei que foi muito loko, não foi?
Começando com os três primeiros dias quando nossa mente está num ritmo padrão, acostumada com uma rotina que não inclui escrever todos os dias e com um limite tão curto de palavras. A cabeça dói e a frustração começa a tomar conta. Se não fosse o apoio da amiga que também estava participando, acho que não conseguiria passar do terceiro dia: Serendipidade.



A carta do "Pulo" poderia ser usada quando e quantas vezes a gente quisesse ou precisasse, mas não deixamos a bola cair. Admito que cogitei usar umas duas vezes já nos últimos dias, mas não porque a palavra era difícil, mas porque além de ser muito específica, eu já estava cansada.

Foram trinta e um dias ininterruptos. Dias em que não sabia pra onde ir com a história ou o que escrever para encaixar uma "greda" ou um "jeque" no texto. E ao mesmo tempo em que senti a necessidade de ter planejado a história antes de começar o desafio, fiquei me perguntando se isso seria possível com palavras às vezes tão específicas.

Apesar disso o que achei mais interessante foi perceber que era possível escrever uma boa cena com tão poucas palavras e até descobrir detalhes da história ao escrever e reescrever o capítulo (Besante é prova disso).
Inicialmente é desesperador imaginar passar uma ideia com 100 palavras, mas acredite isso é possível. E um artifício que usei muito foi buscar sinônimos quando o que eu queria escrever tinha mais que duas palavras.

Quando passamos para 200 palavras eu achei que não conseguiria largar o vício das 100 XD

Outro ponto positivo do desafio foram as pesquisas das palavras, seus significados, aplicação... Como não podíamos modificá-la em nada, era necessário entender, ver as possibilidades de uso para aplicar. E em ultimo caso, inventar! O incrível foi que até a trepanação conseguiu ser encaixada no texto sem causar estranheza.

Essa foi uma das palavras que cogitei usar a carta do "pulo". Mas acabei usando num sentido figurado.


A experiência do desafio foi levada a outro nível quando aceitamos fazer trocas de comentários. "Eu leio e comento na sua história e você na minha". Claro que alguns somem, mas fui feliz e tive leitores-comentaristas fiéis. No final do desafio aquelas pessoas já faziam parte do meu dia a dia. Eu ficava preocupada quando alguém não postava um dia e ficava muito feliz quando via que a pessoa não se deu por vencida. E claro que me enchia de emoção ler os comentários que elas deixavam.


Três dias depois que o desafio terminou voltei para a história que estava reescrevendo. Eu ainda estava funcionando na base das 100 palavras, mas deu pra sentir que foram mais bem escolhidas e focadas no objetivo planejado no inicio do capítulo. Gostei muito do resultado.

E não só isso. Quando fui revisar o capítulo de outra história para postar, cortei frases desnecessárias, melhorei algumas, reescrevi outras... O capítulo não estava ruim, mas não estava muito bom também, porém com essa revisão acho que ficou melhor.


Parte do bom resultado desse desafio se deu por eu ter abraçado a ideia sem me cobrar. Outra parte foi graças aos desafios anteriores de leitura e a última parte, mas não menos importante, o apoio que tive da amiga. Ter com quem trocar ideias sobre as palavras ou sobre o plot da história faz toda a diferença no final.

Esse desafio foi uma experiência ótima e pretendo repetir se tiver uma terceira edição.
Meu objetivo para um futuro ainda distante é participar do desafio de novembro, mundialmente conhecido como NaNoWriMo.
Será que um dia consigo? *musiquinha de tensão*


Até o próximo post.
Bjins, K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@kikahoneycutt