sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

# livros # Pitacos

[Resenha] O Chamado do Cuco

Meses depois da morte da super modelo Lula Landry, seu irmão Jhon tem certeza de que ela não cometeu suicídio, como a polícia havia concluído, e contrata o detetive particular Cormoram Strike para rever o caso.

O chamado do Cuco de Robert Galbraith é o segundo livro com tema adulto de J.K.Rowling, mas o primeiro com esse pseudônimo e o primeiro da série com o detetive Strike.

E esse é um post sobre minha leitura do mesmo.






Depois de ler Morte súbita e pegar O Chamado do Cuco é possível perceber que o estilo da escrita da Rowling do Robert ... enfim! Tem uma tendência forte de mostrar com detalhes as ligações entre as pessoas... Ou a relação das pessoas. Por um momento o foco não é o caso da morte da modelo, mas mostrar personalidades e como os personagens se relacionam. Seja um relacionamento amoroso, seja profissional ou amizade. Em comparação com os livros que li (inclusive os policiais) esse aspecto é muito mais palpável nos livros da Rowling (Robert) e apesar de reclamar durante a leitura ou cochilar no meio dela, acho isso muito legal.

Mas reclamo. E cochilo.

Os personagens que achei mais interessantes foram o Strike, protagonista, e a secretária, que me fez ficar na corda banda junto com ela (pegar um emprego que paga mais ou trabalhar com o que ama recebendo salário inferior ao que deveria receber?). Gostei também do estilista, não sei exatamente por que.



O desenvolvimento do caso do suposto assassinato achei que aconteceu muito devagar, faltou um pouco de ação e não digo ação como "tiro, porrada e bomba", mas aqueles picos de adrenalina com alguma informação bombástica. Elas até existiram, mas como eu sou lenta pra entender, não teve adrenalina. Para mim essas informações ficaram guardadas na mente do detetive até os 3 últimos capítulos do livro.

Aí sim! Faltou fôlego, teve adrenalina, teve "tiro, porrada e bomba" e eu quis torcer o pescoço de alguém, porque o culpado estava óbvio demais pra eu acreditar que era ele! (toda resenha que vi desse livro dizia isso e eu juro que tentei pensar dessa forma óbvia, mas foi tão óbvio que eu não acreditava XD)

Ou seja, revelação maneira / culpado "méh".


Dizer que pretendo pegar outros livros adultos da Rowling ou do Robert para ler é fazer promessa furada... Mas também não vou eliminar totalmente a possibilidade de ler as outras historias com o Strike.
Talvez uma versão digital dos livros... E se eu tiver espaço na estante, e gostar... Mas a principio, vamos deixar o Robert na geladeira. ^^"

O Chamado do Cuco
Tempo de leitura: 2 meses e um cadin.
Se gostei? ... Já li policiais mais legais.
Outros livros com o Strike: Bicho-da-seda e Career of Evil (ainda sem título em português)
Próximo leitura: Desesseis Luas (em andamento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@kikahoneycutt