sexta-feira, 27 de novembro de 2015

# DIY # Natal

[D.I.Y] Enfeite com origami

Sabe aquelas pessoas que deixam pra arrumar a arvore de natal na ultima hora?
É assim aqui em casa. rs.



Hoje resolvi trazer um d.i.y. para enfeitar a árvore de natal. Já fiz isso ano passado com alguns papeis de origami que comprei numa das visitas à São Paulo. Como foram poucos enfeites (e alguns nem sobressaíram tanto), esse ano resolvi fazer mais alguns.
Fazer fazer tsurus para enfeitar a arvore de natal.



Materiais usados:
Papel de presente
Enfeites
Arame maleável
(ou fio de nylon ou linha grossa)
Tesoura/estilete
Régua
Lápis
Agulha (se for usado nyalon ou linhas)

Usei papel de presente porque não tenho papel para origami... #mintira, mas eles são tão lindos que fico com peninha de usar!!! D8

Escolhi um papel de presente de papel (dãh. É que tem uns mais durinhos que acho que não seriam fáceis de fazer as dobras) com estampa não muito grande para aparecer no tsuru.
Usei estilete para cortar, mas a tesoura está liberada e se tiver um cortador tipo guilhotina, melhor ainda!


Para fazer um origami é necessário ter uma folha quadrada, então comecei marcando no verso do papel de presente o tamanho do meu papel. Escolhi trabalhar com 7x7 cm.

Não cortei todo o papel de presente. Vai da sua necessidade a quantidade de papeis cortados.

Depois segui com a dobradura do tsuru. Um detalhe: Tem 2 formas para dobrar. Uma é indicada para papéis dupla-face (com estampa dos dois lados) a outra usa apenas um lado decorado do papel.
Eu indico o seguinte video para a dobradura: https://youtu.be/iakbauYl750
E ainda tem uma musiquinha bonitinha

Feito o Tsuru, furei o meio do corpinho dele com o estilete porque vou passar o arame (nylon ou linha) atravez dele. E também medi o que eu precisaria de arame para fazer uma alcinha . Não é diferente se usar nylon ou linha.



Se usar arame dê algumas torcidinhas nele para passar através do tsuru e do enfeite.


Para a pedrinha não cair, faça uma voltinha na ponta do arame com o alicate.


Se usar linha (ou nylon) faça um nó e passe a linha numa agulha que irá guiá-las através do tsuru e do enfeite. Faça um ultimo nó para prender.



Ou passe a linha través do enfeite. Faça um nó para manter o enfeite centralizado e firme. Passe as 2 pontas da linha na agulha para ambas atravessarem o Tsuru e amarre as pontas.




Só pendurar na árvore. Tá pronto. ^^



dicas

O tamanho das folhas dos origamis que fiz esse ano foi de 7x7 cm e ficou menor que o feito ano passado (devia ser 8x8 cm). Por isso imagino que o tamanho de 10x10 cm deve ficar melhor. Se você estiver procurando o papel para origami certinho e tals, procure uma medida próximo a de 10cm (pra mais ou menos, sem problemas).

Se você estiver em São Paulo vai encontrar uma variedade imensa de papeis para origami (Liberdade ♥) inclusive com cores vivas ou metalizadas. As cores mais fortes ganham destaque no meio do verde (ou branco) da sua árvore. E acho que os metalizados ficam muuuito lindos!

E tem uma papelaria no final de uma galeria (não é a So Go, mas é ali perto da Ikesaki da Galvão Bueno) que eles fizeram uma cascata de tsurus para referência do tamanho do papel de origami. ♥♥♥♥♥♥♥♥

Papel laminado? Pode sim! Mas esses ficam marcados facilmente, então faça com eles caso esteja super familiarizado com a dobradura.

Por fim, como é uma dobradura pode acabar se tornando cansativo fazer muitos deles, então aconselho dobrar alguns só para complementar a decoração.
Só eu que sou aloka e masoquista e fiz para encher na árvore. '-'


Bjins
K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@kikahoneycutt